A maneira como trabalhamos mudou drasticamente ao longo dos últimos anos. As novas tecnologias ajudaram a esta mudança, mas não podemos negar que o início da pandemia de Covid-19 mudou para sempre os nossos hábitos de trabalho. O “Trabalho Híbrido” é uma frase que se tornou parte do nosso vocabulário diário mas… O que é exactamente? Como pode beneficiar-me?
❓O que é ‘trabalho híbrido’❓
No início de 2022, o termo “trabalho híbrido” entrou no dicionário de inglês, visto que milhões de empresas adotaram este modelo durante toda a pandemia. O Collins English Dictionary (CED) define este fenómeno como “a prática de alternância entre diferentes ambientes de trabalho, tais como em casa e num escritório”.
❗️ Fatos e números ❗️
- Mais de 80% das empresas britânicas adaptaram um modelo de trabalho híbrido em 2020-2022
- Todos os empregados estão legalmente autorizados a solicitar trabalho híbrido após 26 semanas (meio ano) a trabalhar para uma empresa
- 60% das empresas britânicas notaram um aumento no bem-estar e produtividade do pessoal enquanto trabalham a partir de casa
- 84% dos empregados do Reino Unido declararam que pretendem trabalhar com híbridos, apesar da flexibilização das restrições Covid-19
🔍 Modelos de trabalho híbridos 🔎
No mundo empresarial, não existe uma abordagem “ideal” ao trabalho híbrido. Cada empresa tem questões diferentes a ter em conta antes de decidir sobre um plano adequado. Existem vários modelos diferentes no mundo do trabalho híbrido.
Os cinco modelos:
- Equipa totalmente distribuída: Os empregados trabalham remotamente a tempo inteiro (sem dias de trabalho)
- Digital por defeito: A prioridade é trabalhar à distância primeiro com a opção de utilizar um centro de co-working (não um escritório totalmente dedicado à empresa)
- Híbrido estático: Uma mistura de trabalhadores de escritório e remotos dentro de uma equipa (vários empregados localizados em áreas diferentes)
- Híbrido dinâmico: A opção de frequentar o escritório está disponível, mas trabalhar a partir de casa é igualmente bem-vinda (orientação de horários geralmente fornecida)
- Híbrido sincronizado: Todos os empregados operam no mesmo horário (por exemplo, 2 dias no escritório, 3 dias de casa)
📝 Os benefícios e desafios 📝
Como tudo, assim como o bom, há também o mau. Antes de adotar um modelo de trabalho híbrido, é essencial que a direção analise os prós e os contras para a sua empresa.
Benefícios ✔️
- Maior flexibilidade tanto para empregadores como para empregados
- Melhor envolvimento dos funcionários
- Maior produtividade dos empregados
- Constrói a resiliência (a capacidade de adaptação e superação)
Desafios ✖️
- Fusos horários diferentes (particularmente para cadeias globais)
- Reuniões: algumas coisas precisam de ser discutidas cara a cara /coordenação hora/data pode ser difícil
- Construção de cultura: muita cultura de empresa é desenvolvida face a face no escritório (uma questão que afeta em parte os novos empregados)
- Concentração: alguns empregados não têm um trabalho estável a partir de casa / têm filhos, animais de estimação, etc., que os distraem
💬 Conclusão💬
No mundo de hoje, o trabalho híbrido parece ser a norma. Embora seja um tema amplo, parece ser o futuro da nossa vida profissional. Com vários modelos e adaptações, há uma forma de satisfazer tanto os empregadores como os empregados.
Aqui na Onedirect, como especialistas na área da comunicação, sabemos que trabalhar a partir de casa pode ser difícil para alguns. Vejam algumas das nossas dicas úteis: REUNIÕES DE VIDEOCONFERÊNCIAS: 9 DICAS PARA BRILHAR.