Dos sinais de fumo aos Smartphones passando pelo telégrafo e os telefones fixos, a indústria das telecomunicações está avançando a passos largos. O processo e os avanços continuam a impressionar e a tornar as nossas vidas mais fáceis, e a telefonia fixa não deixa de ser excepção.
O telefone fixo é cada vez menos utilizado devido às vantagens que oferecem as operadoras de telefonia móvel, visto que muitas já oferecem chamadas grátis e ilimitadas. Isto explica a tendência de queda que se tem verificado em Portugal desde 2013 no que respeita ao tráfego de voz do serviço telefónico fixo. Segundo a ANACOM, no segundo trimestre de 2017 verificou-se uma descida de 14,1% relativamente ao mesmo período de 2016.
Apesar de diminuir o tráfego de voz do serviço telefónico fixo, segundo a mesma fonte, nesse período verificou-se um aumento de 8,4 mil acessos telefónicos, que deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos VoIP.
E o que é certo, é que para as empresas e organizações o uso dos telefones fixos é indispensável, e embora isto não trave a diminuição do uso da linha analógica, prevê-se o grande “boom” da telefonia fixa IP que será a telefonia do futuro.
Transição definitiva da telefonia IP
O plugue de toda a vida onde conectamos o telefone fixo desaparecerá e será substituída gradualmente pela tecnologia IP. Por outras palavras, os nossos telefones fixos passarão por nossos dispositivos de Internet graças ao Protocolo de Internet.
Tal transição terá lugar ao longo dos vários anos. Não há uma data definitiva, mas prevê-se que nos próximos cinco anos serão cada vez menos os contratos de linhas fixas tradicionais (analógicas) e haverá um aumento notável nos contratos com operadoras de linhas de telefonia IP.
Que vantagens tem a telefonia IP?
De base, migrar a uma solução de telefonia fixa IP potencia o investimento permitindo poupanças permanentes e melhorando a produtividade e minimizando a gestão , e ainda:
- Minimiza o custo e melhora a comunicação com pessoas entre localidades diferentes
- Segurança na comunicação através de voz, dados e vídeo
- Menor custo de gestão ao esta ser simplificada
- Escalabilidade e ampliação de fácil execução
- Mobilidade, visto que os terminais podem variar de localização sem problema
- Possibilidade de implementar a forma de trabalhar remota
- A possibilidade de implementar inovadoras aplicações como Mensagem unificada, UC, Contact Centers…
Já existem muitas marcas no mercado a oferecer telefones IP com boa relação qualidade – preço.