A Realidade Virtual está cada vez mais presente nas nossas vidas e parece que a tendencia é aumentar. Neste momento, o uso mais frequente está destinado com o entretenimento, com videojogos em 3D, aplicações móveis, filmes, documentos e ainda podemos viver experiências extremas, como po exempli atirar-nos de para-quedas, sem saírmos de casa.
A Realidade Virtual abriu um novo mercado, que não limita os utilizadores, permite às empresas dos vários setores oferecer uma experiência de compra que até agora era impossível imaginar.
Uma nova maneira de mostrar produtos e serviços aos seus clientes
A Realidade Virtual pode ser a chave de diferenciação de uma marca da concorrência e pode resultar especialmente interessante para mostrar experiências de produtos ou serviços que não podem ser experimentados antes de comprar.
Imagine ter uma agência de viagens e poder mostrar os hóteis e os destinos aos seus clientes como se ali estivessem. Pois isto não só é possível, como também é muito fácil. Só precisa gravar o destino e o hótel com uma câmara 360º e dispor de uns óculos VR na sua agência para mostrar o vídeo aos seus clientes.
E é aqui onde planeamos se também se trata de um novo nicho de emrcado para as produtoras audiovisuais, que poderão especializar-se na produção de vídeos de 360º para hóteis, agências de viagens e imobiliárias.
Mas isto é só o início. Imagine que é uma empresa online de venda de qualquer tipo de produtos e poder mostrá-los em 3D aos seus clientes. E isto não é algo inventado, Alibaba, empresa de comércio eletrónico asiática, pretende abrir um e-commerce que simule que os consumidores esão a comprar num estabelecimento físico.
As agências de marketing, publicidade e relações públicas têm que começar a pensar em 360º…Estamos à espera de viver eventos com experiências de realidade virtual, publicidade em 3D e novos formatos que todavia não podemos nem imaginar.
A imaginação não tem limites…e a realidade virtual também não
As grandes empresas, fabricantes de produtos que devem transmitir segurança e confiança, poderão utilizar vídeos 360º para mostrar o processo de fabricação do produto. por exemplo, uma marca de fabricande de carros poderá mostrar os pontos chave do seu processo de fabricação de uma forma mais próxima e real, para diferenciar os seus componentes da concorrência.
A nível de serviços também existe uma grande variedade de aplicações. Podemos ir ao ginásio fazer spinning como se estivessemos no exterior. Os promotores têm grandes nichos por descobrir e teremos de esperar para ver onde investem os seus recursos.
A nível empresarial também esperamos ter grandes avanços, especialmente no âmbito dos Recursos Humanos, onde se poderão colocar os colaboradores ante situações muito mais reais que deverão solucionar, uma novidade no que respeita aos recuros que vimos até agora. E não só falamos de trabalhar baixo pressão, como também de polícias, bombeiros, militares…que poderão enfrentar situações extremas.
A Realidade Virtual supõe uma troca de hábitos e costumes, mas promete melhorar a qualidade em muitos serviços. No âmbito da educação, os estudantes poderão realizar práticas que não poderão fazer de outra forma, e sem deslocar-se da sala. Já se utilizou a Realidade virtual para mostrar operações reais a alunos de medicina e obtiveram-se resultados muito positivos. Os jornalistas têm uma nova oportunidade no mundo dos documentários envolventes, que aproximam a realidade ao públiuco de forma mais real.
Parece que as possibilidades são infinitas…muito mais estará para vir…