Nos dias de hoje é bem visível a transformação digital que se está a viver no mundo da reatauração e da hotelaria devido ao impacto das novas tecnologias.
Para que as empresas de hoje em dia sejam competitivas devem ter bem presente a inovação para poder continuar a evoluir e a crescer, e a área da restauração não fica de todo atrás.
Com uma correta implantação da tecnologia no setor da restauração pode-se reduzir custos, ganhar flexibilidade e obter uma gestão mais eficiente do negócio para que seja um investimento rentável. Os proprietários de negócios do setor devem adaptar as inovações que sejam adequadas ao seu negócio e dessa forma obter uma melhoria na experiência do cliente.
E são várias as razões que fazem com que o investimento em inovação seja uma boa ideia como por exemplo:
Conseguir uma distinção e diferenciação pelas vantagens competitivas do seu restaurante ou negócio. Num setor com tanta concorrência é um bom motivo apostar na inovação independentemente do tamanho que seja o negócio com um bom uso das novas tecnologias.
Por outro lado, conseguir uma melhor experiência e mais comodidade que a concorrência, algo que também pode ser conseguido com as inovações tecnológicas, para além de melhorar a relação do negócio com os utilizadores das redes sociais.
Com um bom uso das redes sociais, tempo e recursos, o seu negócio pode ser conhecido em qualquer parte do mundo.
Inclusive pode-se inovar a relação com os clientes com novas formas de comunicação entre funcionário e cliente através de gadgets, telemóveis, tablets, pulsadores, avisadores… que pode facilitar e melhorar as ações de rotina como realizar o pedido, mesa ou até mesmo para pagar.
Um simples avisador de clientes ou gestor de filas podem fazer com que o seu negócio mude radicalmente oferecendo um serviço mais rápido e profissional. Três simples passos:
- Entregue o avisador ao cliente assim que chegue ao local, oferecendo-lhe liberdade para se deslocar e evitando as filas de espera que podem causar desgradáveis experiências.
- O cliente poderá acomodar-se ou até mesmo sair do espaço, sem estar pendente do seu pedido ou mesa.
- Quando deseja avisar o cliente, só terá de pulsar o número de avisador desde a basa transmissora e este vibrará, tocará e/ou se iluminará, indicando deste modo ao cliente que é a sua vez ou o seu pedido está pronto. E com tudo isto, poderá evitar gritos, gestos ou vozes desagradáveis.
Em três simples passos terá aumentado a satisfação dos seus clientes, rotação de mesas e fidelização. Por outro lado, haverá reduzido as filas, custos, ruídos e vozes desagradáveis.
Para concluir, considera-se que inovar é a chave da viabilidade e sustentabilidade do seu negócio, não duvide em adaptar com conhecimento aquelas que podem conduzir ao êxito.