27 de Abril é o Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído, celebrado desde 1996 pelo Centro de Audição e Comunicação (CHC) para o ajudar a sensibilizar para os riscos do ruído para a perda de audição e o seu impacto na saúde. De facto, o ruído é uma das doenças mais subestimadas no mundo do trabalho, a verdade é que todos os anos milhões de pessoas sofrem danos permanentes que poderiam ter sido evitados se tivessem tomado pequenas medidas preventivas.
Sensibilização para o ruído: sabia que…?
O ruído pode causar acidentes, na medida em que:
- Dificulta a audição e a adequada compreensão, por parte dos trabalhadores, de instruções e sinais;
- Sobrepõe-se ao som de aproximação do perigo ou de sinais de alerta (por exemplo, os sinais sonoros de marcha-atrás dos veículos);
- Distrai os trabalhadores, nomeadamente os condutores;
- Contribui para o stresse relacionado com o trabalho, que aumenta a carga cognitiva e, deste modo, agrava a probabilidade de erros.
Embora seja verdade que a exposição ao ruído pode prejudicar a audição de pessoas de todas as idades, assistimos a um risco acrescido na faixa etária dos 12 aos 35 anos. Enquanto cada vez mais associações industriais e governos pressionam para aumentar a sensibilização para o impacto do ruído no bem-estar dos trabalhadores, negligenciamos consideravelmente todo o sector recreativo. A OMS estima que mais de mil milhões de jovens estão demasiados expostos a possíveis danos permanentes em resultado de maus hábitos durante os seus tempos livres (discotecas, festivais, etc.).
Relatório da AEA sobre poluição sonora
Segundo o relatório da AEA (Agência Europeia do Ambiente) 2020, destaca problemas de saúde alarmantes no continente. O relatório mostra que, em circunstâncias normais, a exposição apenas ao ruído ambiental, particularmente ao ruído do tráfego rodoviário, tem um impacto negativo sobre a saúde das pessoas. Até 20% da população da Europa, ou 100 milhões de pessoas, estão expostos a ruído nocivo a longo prazo sem consciência adequada dos danos causados pelo ruído. O problema é que até à data os objetivos de combate a esta poluição não foram atingidos pelo legislador, o que levou à necessidade de os cidadãos agirem independentemente.
Vigilância e proteção da sua saúde
No mundo de hoje, onde o ruído tornou-se uma parte constante das nossas vidas, encontrámo-nos frequentemente a trabalhar em ambientes muito ruidosos sem tomar as precauções adequadas para salvar a nossa audição. De facto, estar exposto a um ruído elevado durante longos períodos pode causar danos irreversíveis e permanentes na nossa audição. Por esta razão, a União Europeia promulgou uma lei que torna obrigatório o uso de protetores auriculares para todos aqueles que estão expostos a níveis de ruído elevados (acima de 80 dB) diariamente.
Se trabalha em ambientes onde o ruído excede 85dB, recomendamos que leia o nosso relatório especial sobre auriculares protetores auditivos.
Trabalho no escritório e proteção ativa/passiva contra o ruído
Se também já se apercebeu dos benefícios da proteção contra o ruído, especialmente no trabalho ou nos tempos livres, então o que procura é um auricular que cancela o ruído.
Cancelamento de Ruído Passivo
O sistema de cancelamento passivo de ruído, também chamado isolamento acústico, assegura que o som exterior não entre no nosso sistema auditivo. Este efeito consegue-se através de material isolante entre a caixa do nosso auricular e a parte que será colada ao nosso ouvido.
Cancelamento ativo
Também conhecida como ANC, é uma tecnologia baseada no reconhecimento do ruído ambiente por microfones incorporados no dispositivo. O microfone capta o ruído e envia-o para o processador, que cria frequências iguais e opostas para o contrariar. Os auriculares de cancelamento de ruído ativo são amplamente utilizados no mundo do trabalho, especialmente entre vendedores e centros de atendimento telefónico. A capacidade de se isolar do mundo exterior permite uma melhor comunicação e um melhor desempenho. Um exemplo seria o Poly Blackwire 8225 USB-A Teams ou o novo auricular da Plantronics Voyager 8200 UC.
Não espere pelo Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído para agir. Os danos causados pelo ruído alteram permanentemente o nosso bem-estar, afetando diretamente as nossas relações. Prevenir danos colaterais com um estilo de vida e ambiente de trabalho saudáveis é fundamental. Informe-se sobre proteção auditiva tanto para ambientes ruidosos como para escritórios.