Quer comprar um Smartphone novo e não sabe qual é o momento adequado? Aqui ajudamos a tirar algumas dúvidas que o podem ajudar no momento de comprar o seu Smartphone.
A que ritmo baixam os preços dos Smartphones?
No caso dos iPhone não baixam de preço até que seja anunciado o lançamento de um novo modelo. Relativamente aos outros fabricantes, os preços vão baixando gradualmente. A seguir fazemos uma pequena análise de algumas marcas de telemóvel.
SAMSUNG
Os telemóveis Samsung cada vez diminuem menos o seu preço. Por exemplo, o preço dos modelos S4 e S5 desceu até cerca de 65% ao fazer dois anos de comercialização, no entanto não se verificou essa mesma descida com os modelos Galaxy S6, o S6 Edge e o S6 Edge +. Os modelos S7 também não sofreram grande descida de preço e está acontecer o mesmo com o modelo S8. Verifica-se apenas uma descida no seu lançamento inicial e depois a tendência é praticamente manter o preço.
LG
LG é um dos fabricantes que mais cedo aplica descontos agressivos nos seus telemóveis. Embora a longo prazo as percentagens não sejam muito diferentes aos da concorrência, mas nos primeiros meses os seus preços são mais afastados das outras marcas.
O LG Flex é um telefone de 2014 que se destacou pelo seu ecrã em curva, mas não pelas suas vendas. Este detalhe refletiu-se no preço, nenhum outro Smartphone desta categoria baixou tanto de preço, chegou a baixar em dois anos quase 70%.
HUAWEI
Nos últimos tempos Huawei tem conquistado a grande indústria móvel global, conseguindo fazer frente à Samsung.
Huawei além de contar com preços de lançamento inferiores aos da concorrência, aplica também descontos superiores nos primeiros meses apesar de não ultrapassar os descontos da LG.
De forma geral, os seus preços são cada vez mais estáveis, no que respeita à diminuição de preços. Enquanto que no lançamento dos antigos modelos P6, P7 e P8 os descontos nos primeiros meses eram grandes, cerca de 30%, desde o modelo P9 os descontos rondaram à volta dos 5 e 20%. Cabe destacar o P10 Lite que fugiu à regra e pouco tempo depois de sair para o mercado, o seu preço baixou cerca de 25%.
APPLE
Regra geral, além dos seus descontos pontuais em lojas concretas, Apple pratica preços inflexíveis. Poderíamos destacar o iPhone 5C como o que mais desceu de preço depois do primeiro ano, com a chegada da geração posterior baixou até cerca de 33,4%.
Desde o momento em que a Apple tem telefones com mais de 4 polegadas, os modelos 7 e 7 Plus foram os que mais baixaram de preço depois do primeiro ano, cerca de 16,9% no modelo 7 e cerca de 14,3% no 7 Plus.
SONY
Sony é um fabricante um pouco mais contido que a Samsung no que respeita à queda de preços nos telemóveis ao longo do tempo. Os seus telefones não seguem um padrão comum, nem sequer por gerações.
Entre os últimos modelos, destaca-se Xperia X, que ao fazer um ano e meio teve um desconto de até 65%. Mas de forma geral os seus preços oscilam de maneira irregular, e a descida de preço é cada vez menor.
MOTOROLA
Motorola também é um fabricante de gama média / alta embora menos popular e propriedade de Lenovo. Em qualquer das suas gamas, é o fabricante que menos baixa os seus preços nos primeiros meses de venda, com excepção da Apple.
Por exemplo, no modelo Moto Z, ao cumprir ano e meio de lançamento, passou de uma descida de preço de menos de 20% para uma descida de 50%.
NOKIA E MICROSOFT
Os fabricantes dos Lumnia, destacam-se pela escassa vida no mercado dos seus dispositivos. Quanto a preços, nem a Nokia nem a Microsoft seguiram políticas agressivas para tentar reverter a má situação face a vendas. As suas descidas de preços não foram superiores às de LG, Samsung ou Huawei. Pelo contrário, os últimos modelos Lumnia de gama alta, os 950 e 950 XL, mantiveram o seu preços inicial mais tempo do que o habitual.
CONCLUSÕES
Quem quer comprar um iPhone, quanto mais cedo o comprar melhor, visto que o seu preço não varia entre o primeiro e o décimo mês.
Por outro lado, quem compra um telemóvel de outro fabricante, não se sabe extamente qual é o momento adequado, comprar quando é novidade ou esperar uns meses e poupar um pouco. Um bom equilíbrio entre essas duas opções costuma ser esperar pelo terceiro mês, quando o Smartphone ainda é novo mas o seu preço já não é o de lançamento.