A troca de informação e a cooperação são requesitos essenciais nos negócios de hoje em dia. Os telefones fixos tiveram, e sempre terão um papel fundamental em todas as atividades empresariais: partilhar, cooperar e trocar informação de forma fácil e eficaz, com o simples gesto de atender o telefone.
Neste artigo explicamos não só as funções básicas, como também as novas características, mais específicas e gerais, dos dispositivos que têm um papel importante no êxito do seu negócio.
Como escolher um telefone fixo?
Para escolher um modelo que se adapte às suas necessidades, o primeiro que deve saber é o tipo de linha telefónica que utiliza a sua empresa.
- Telefones analógicos: os mais populares no mundo empresarial. Simples e fáceis de usar. Para instalar este tipo de telefones só terá de conectá-lo à linha de telefone. São compatíveis com qualquer PBX ou ADSL.
- Telefones digitais PABX para centrais RDIS: estes telefones só são compatíveis com centrais telefónicas da mesma marca. Só podem ser usados com centrais indicados para eles.
- Telefones VoIP: conectam-se através do cabo Ethernet e estão desenhados para melhorar as comunicações empresariais reduzindo custos em comunicação e simplificando a administração da empresa.
- Telefones com cartão SIM (GSM): são telefones fixos de mesa com linha GSM, muito similares a telemóveis, visto que funcionam com tarifários móveis.
Funções principais dos telefones fixo:
- Mãos livres: o micro-altavoz está integrado no dispositivo, o que permite partilhar a conversa telefónica com os seus colegas.
- Mute: silencia automaticamente o microfone, impedindo que o seu interlocutor oiça, mesmo que você continue a falar.
- Entrada de auriculares: permite conectar uns auriculares com cabo ou sem fios para manter conversas com mãos livres.
- Teclas de acesso direto: permitem armazenar os seus contactos mais frequentes em botões de acesso fácil e rápido.
Cracaterísticas dos telefones IP:
- PoE (Power over Ethernet): tecnologia que permite alimentar o telefone através do cabo Ethernet.
- SIP: refere-se ao número máximo de linhas que podem ser geridas desde o telefone. Atenção, não é o mesmo que as chamadas simultâneas.
Características especiais dos telefones fixos:
- Telefones tipo gôndola ou telefones de parede: simples e compactos, desenhados para montar-se na parede. São ideais para poupar espaço em escritórios pequenos, perfeitos para quartos de hótel, corredores ou pequenas empresas.
- Botões grandes: são bem visíveis e permitem marcar a tecla com facilidade, estão desenhados para pessoas que trabalham com luvas ou para idosos e pessoas com discapacidade visual.
- Telefones de emergência: telefones equipados com funções de emergência, como o botão SOS, sensores de movimento e chamadas de emergência automática de levantar apenas o auscultador. Dependendo do modelo, pode programar 1, 2 ou 3 números de emergência.
- Câmara: os telefones equipados com câmara permitem manter comunicações mais reais devido às videochamadas.
Acessórios indispensáveis para os seus telefones fixos:
- Atendedor automático: para gravar e armazenar as mensagens dos seus clientes quando não consegue atender as chamadas.
- Cabos de alimentação, rede e extensão: complete o seu sistema telefónico com acessórios originais de cada marca.
- Módulos de extensão: permitem aumentar o número de teclas de acesso rápido. programa-se através do telefone.
- Indentificadores luminosos de chamadas (LED): são dispositivos que se iluminam quando o utilizador está a comunicar através do telefone, é ideal para ambientes ruidosos ou ambientes onde se necessita de silêncio absoluto.
- Indicadores de níveis de ruído: o dispositivo ideal para evitar conflitos no seu escritório devido aos ruídos elevados.