Ainda não sabe bem quais as vantagens de ter telefonia IP em vez da telefonia tradicional analógica? Neste post apresentamos-lhe as principais vantagens da telefonia IP para as empresas tendo em conta que é uma boa opção para qualquer empresa.
1. Poupança de custos
Ao usar a conexão à Internet, podemos prescindir das linhas adicionais que têm um custo mensal elevado. Além disso pode utilizar o operador de Voz sobre IP que mais lhe interessa em cada momento, poupando até 90% no consumo telefónico.
2. Integração com o sistema informático
Pode realizar e receber chamadas desde os computadores. Quando recebe uma chamada o computador pode abrir de forma automática a ficha da pessoa que liga.
3. Eficiência localizando pessoas
Se uma empresa tem vários escritórios ou delegações, qualquer pode ligar diretamente a outra pessoa sem passar pela central nem operadoras, sabendo se está ou não no seu posto e se não quer ser incomodado.
4. Facilita o teletrabalho
Qualquer empregado pode ter um telefone IP em casa conectado à sua banda larga. Para o sistema será uma extensão como se estivesse localizado na empresa.
5. Liberdade na escolha de equipamentos
A diferença das centrais baseadas em hardware, não obriga a utilizar telefones nem aparelhos de uma marca concreta, tendo assim uma gama muito mais ampla de opções. Só com excepção dos telefones SIP Proprietários, que têm de ser conectados com centrais da mesma marca.
6. Aproveitamento do equipamento existente
Se fizer falta poderá aproveitar os telefones existente embora não apresentem as mesmas prestações que os telefones IP.
7. Facilidade de instalação
Instala-se um servidor Windows e todo o sistema utiliza o cabo de rede já existente.
8. Possibilidade de gravação de chamadas
Sempre que se informe se pode gravar todas as chamadas. Para uma posterior análise e poder melhorar o serviço.
9. Operadora virtual
A operadora virtual pode atender várias chamadas ao mesmo tempo e passar a chamada a uma operadora de verdade se realmente é necessário.
10. Fácil multiconferência
Simplesmente tem que arrastar o ecrã para criar uma comunicação entre todos os utilizadores que queira.
11. Percursos por uso, data e horas
Pode configurar com facilidade a forma em que se encaminham as chamadas e desviar chamadas a outros telefones. Também pode configurar diferentes normas em função da hora do dia, ajustamdo-se ao horário de cada departamento.
12. Melhora a atenção ao cliente
Pode evitar que os seus clientes enquanto esperem ouçam melodias que não são tão agradáveis, e em vez disso, ofereça informação relevante, como por exemplo a possibilidade de desligar a chamada e o interlocutor entrará em contacto assim que esteja disponível
13. Informação para todas as decisões
Poderá saber o tempo médio de espera dos seus clientes e quantas chamadas recebe, podendo tomar decisões sobre a quantidade de equipamentos necessários para atenção ao cliente.
14. Recepção de faxes por email
Embora já não se use muito, ainda há empresas que usam o fax. Com a central IP pode receber faxes em ficheiros PDF na direção eletrónica que seja indicada e assim poupar papel.
15. Fácil crescimento
Ao ser um programa, não precisa comprar cartões de linhas nem extensões. Não existe limite de crescimento do sistema telefónico.
16. Não fica absoleto
Recebe frequentemente atualizações para melhorar o sistema e não fica absoleto como acontece com as centrais tradicionais.
17. Tranquilidade frente a avarias
Pode ter uma cópia de segurança de todo o sistema e em minutos pode estar pronto em outro computador.
18. Suporte remoto
Pode-se realizar qualquer alteração de configuração de forma remota e rápida, sem ter de pagar deslocações a um técnico.
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