Nos dias de hoje, cada vez mais, são usados Tablets no âmbito profissional e mais concretamente no âmbito industrial. Transporte e logística, produção e armazéns, segurança pública e serviços de campo, são setores que requerem Tablets adaptados e robustos que garantem durabilidade e resistência.

Para estes âmbitos não é recomendado o uso de Tablets de consumo, estes são mais aconselhados para o nosso quotidiano. Isto porque não são suficientemente robustos e resistentes para um uso industrial e não contam com todas as características e acessórios que são requeridos neste setor.

Os Tablets robustos são a solução para este tipo de ambientes e estão especialmente desenhados e fabricados para cobrir todas as necessidades destes utilizadores. Aparentemente podemos ver que os profissionais são mais resistentes e apresentam um preço superior aos convencionais. De seguida, apresentamos uma análise que ajuda a compreender as diferenças entre os dois tipos de Tablets.

Principais diferenças entre Tablets robustos e de consumo

Durabilidade / Fiabilidade

Os Tablets robustos são desenvolvidos para funcionar em ambientes difíceis e condições adversas.

A maioria de utilizadores de Tablets industriais trabalham em ambientes com condições duras, como temperaturas, superfícies molhadas ou áreas humidas, superfícies inclinadas ou inclusive áreas com poeiras. Nestes ambientes, o Tablet de consumo normal não é recomendado porque apresentará uma duração curta e terá de realizar reparações constantes para o manter operativo.

Por outro lado, os Tablets resistentes são fabricados segundo a norma militar MIL-STD 810 para garantir que possam suportar condições tão duras como as dos exércitos. Além disso, contam também com o certificado IP que garante a resistência contra água, poeiras, quedas e vibrações. Estas características convertem estes dispositivos ideais para locais de trabalho realmente difíceis.

Dispositivos industriais

Os Tablets industriais incluem a possiblidade de captura de dados avançada por RFID, leitor de código de barras, leitor de impressões digitais, portas especiais, etc. Esta funcionalidade aumenta a possibilidade dos Tablets industriais serem utilizados em praticamente qualquer tipo de mercado vertical.

Vida útil da bateria

Além de serem resistentes fisicamente, a longa duração da bateria é outro dos aspetos que mais interessa aos utilizadores. Visto que, quanto maior a autonomia de um dispositivo, melhor será o rendimento do dispositivo em tarefas de campo. Nos últimos tempos, o problema da duração da bateria para a maioria dos dispositivos de consumo fez com que se desenvolvessem bancos de energia adicionais ou extras, de maneira a proporcionar mais tempo de duração das baterias ou facilitar o carregamento quando se termina.

Os Tablets resistentes, por outro lado, têm uma vida útil da bateria extendida e na maioria dos casos, podem duplicar por várias vezes a autonomia dos Tablets de uso quotidiano.

Suporte industrial 

Por um lado, o ciclo de vida longo de um Tablet robusto, ao contrário dos Tablets de consumo que requerem atualizações de software a cada 6 a 12 meses, os profissionais podem ampliar-se por vários anos antes de requerer uma atualização obrigatória.

Por outro lado, a durabilidade dos materiais com a qual são fabricados garantem uma longa vida a estes dispositivos, por exemplo os ecrãs para exteriores reforçados com vidros grossos e robustos.

Acessórios

Os Tablets industriais incluem na maioria das marcas, uma ampla gama de acessórios de montagem, aplicação, transporte, carga de baterias, conectividade, mobilidade, etc. Os Tablets de consumo geralmente oferecem acessórios como adaptadores de energia, capas de proteção ou protetores de ecrã.

Resumo de Vantagens e Desvantagens

Vantagens: 

  • Custo: os Tablets robustos são um pouco mais caros pelo valor adicionado que oferecem e pela sua durabilidade, com o tempo acaba por ser mais barato uma vez que requer menos manutenção e reparações.
  • Bateria: autonomia superior quando comparada a um Tablet de consumidor
  • Durabilidade: está comprovado que graças ao certificado militar e grau de proteção IP, são muito mais duradouros do que os de consumo, principalmente em ambientes difíceis
  • Fiabilidade: estão muito mais adaptados a todas as necessidades de setores industriais, pela sua conectividade, recolha de dados, ampla gama de acessórios, etc.

Desvantagens: 

  • Peso: são um pouco mais pesados, os materiais e capas reforçadas com qualidade superior fazem com que pesem mais do que um Tablet de consumo
  • Hardware: o hardware não é tão elegante como um tablet de consumo

Depois desta análise, concluímos que os dispositivos robustos são recomendáveis para o uso industrial, tendo em conta que lhe permitirá ter o retorno do investimento, confiabilidade e eficiência.

Os Tablets de consumo, por outro lado, são dispositivos excelentes para uso pessoal, pode também ser usado a nível profissional quando as condições o permitem.

Apresentamos alguns modelos de exemplo de Tablets profissionais com boa relação qualidade-preço:

Tablet Thunderbook H18208 POLEGADAS, 2GB RAM, 16GB SSD, M4G, ANDROID 7, NFC
Tablet Thunderbook H102010 POLEGADAS, 2GB RAM, 32GB SSD, M4G, ANDROID 7, NFC
Tablet Thunderbook T1820G8 POLEGADAS, 2GB RAM, 32GB SSD, WIN 10 HOME, M3G
Tablet Thunderbook T1020G10 POLEGADAS, 2GB RAM, 32GB SSD, WIN 10 HOME, M3G
Tablet Thunderbook C1220G12 POLEGADAS, 4GB RAM, 128GB SSD, WIN 10 IOT ENT., M4G, NFC, LEITOR CÓDIGO DE BARRAS 2D

 

Para mais informações acerca de Tablets robustos e industriais, consulte-nos em www.onedirect.pt ou através do 800 780 300