Ir a um estúdio de gravação para gravar os seus próprios temas pode ser uma tarefa bastante cara por isso hoje apresentamos-lhe uma solução mais económica. O seu próprio estúdio em casa! Pode parecer algo complicado mas poderá ver como é um bom investimento. Para isso damos alguns conselhos para que saiba o que necessita.
Porque é que um estúdio de gravação em casa é uma boa ideia?
Como músico, uma das coisas que mais podem beneficiar e potenciar o seu desenvolvimento é ter um espaço para expressar as suas ideias e das asas à sua criatividade. Um argumento importante é que não tem que depender de outras pessoas, poderá gravar o que quiser, quando quiser e durante o tempo que precisar.
Na hora de decidir montar o estúdio em casa, há muitas opções, desde a mais económica, o que quer dizer, um equipamento composto por ferramentas básicas ou outras opções mais caras, compostas por um equipamento capaz de gravar com uma qualidade quase profissional. Sem dúvida, hoje em dia, é possível ter um estúdio em casa sem precisar de fazer um investimento exorbitante e suficiente para obter resultados com uma qualidade mais que aceitável.
O que precisa?
Antes de começar a detalhar os componentes, existem outros temas importantes. Antes de mais, deverá ter uns conceitos básicos de gravação e mistura. Além disso, também não pode montar o estúdio em qualquer sítio, a acústica da sala é muito importante para alcançar um som neutro (sem alterações na frequência).
Os painéis de isolamento acústico são perfeitos para absorver o som e além disso existem alguns que são ideais para decorar a sala. Recomendamos os painéis Vicoustic que estão desenhados para porporcionar uma excelente acústica, combinando conforto e desenho.
Depois de ter a sala, é preciso começar a montar o equipamento. Os elementos básicos que precisará são…
1. Um computador
Mac ou PC? Existe uma forte discrepância no setor sobre este tema, pese embora, o certo é que não importa. O importante é que o computador tenha uma memória RAM potente, visto que vai ser o cérebro central do nosso estúdio. A partir daí, é tudo uma questão de gostos e necessidades, embora outro ponto importante a ter em conta é se é um computador de mesa ou um portátil, que oferece menos prestações mas tem a vantagem que poderá levar os seus projetos a onde quiser.
2. Um DAW
O DAW (Digital Audio Workstation) é o software que precisará ter no seu computador para gravar, editar, misturar ou fazer todo o tipo de correções na sua música. Alguns dos mais recomendados são Pro Tools, Cubase, Sonar, Audition e Studio One, mas por sorte existem uma infinidade de alternativas, para todos os níveis e bolsos. No final, não importa tanto o programa, mas sim o que faz com ele, assim que poderá escolher o que lhe resulta mais prático e fácil de utilizar.
3. A interface de audio
Para gerir as entradas e saídas do computador, assim como processar o som, este hardware será o responsável por converter os sons acústicos e analógicos num sinal digital e viceversa. Como tudo, os interfaces também têm opções e gamas para escolher. Mas não se preocupe que para um estúdio de gravação caseiro será suficiente uma interface de 2 canais.
4. Auriculares ou monitores de estúdio
Para escutar o som que grava, os monitores de estúdio são fundamentais. Com eles poderá monitorizar o som, o que quer dizer, analisar ao fim de realizar correções ou tomar decisões. Na hora de escolher terá que ter em conta as dimensões da sala e a posição a que vamos colocá-lo em relação a nós para que a resposta de frequência seja o mais plano possível. Como opção económica e de qualidade aconselhamos as colunas 2.1 Creative Inspire T3300 com alto rendimento do volume e um comando à distância com cabo para controlar o volume, desligar ou ligar.
Se tem um orçamento mais ajustado, pode optar por uns auriculares, recomendamos os JBL E45BT que são leves, flexíveis e muito cómodos. Além disso tem a conexão Jack 3,5mm para usá-los com cabo e conexão Bluetooth que lhe permitem uma maior liberdade e mobilidade.
5. Microfone
O último dos elementos básicos mas nem por isso o menos importante, é o microfone de qualidade que lhe permite gravar voz ou som dos seus instrumentos diretamente desde uma linha de entrada. Como é um ponto importante, apresentamos três diferentes que são muito económicos e têm a qualidade de um estúdio profissional.
Rode NT-USB | Proel CM12 USB | Blue Snowball Studio |
Tem dúvidas acerca dos produtos recomendados? Consulte-nos através do 800 780 300!