Se está a começar ou já tem experiência em transcrição, estas dicas vão ajudá-lo a melhorar o seu processo — apresentando o pedal, e como ele pode fazer toda a diferença. Apesar de não ser um essencial, é um bom instrumento para aumentar a produtividade, libertando, assim, as mãos.
Como melhorar as suas transcrições
As dicas que vamos apresentar, por muito básicas que pareçam, serão as suas aliadas no processo de transcrição, principalmente se for um iniciante.
Em primeiro lugar, aconselhamos a escolher um local silencioso e confortável, pois é uma tarefa que pode demorar algum tempo e deve fazê-la da forma mais cómoda possível. Em seguida, a escolha dos auscultadores também é um fator a ter em conta, de preferência, uns que isolem o ruído, enquanto se deve por confortável numa cadeira ergonómica.
Para facilitar a organização das gravações, aconselhamos a nomear os ficheiros de forma lógica, por exemplo:
- Entrevista_JoãoSantos_2025_04_11
Recomendamos também a utilização de um pedal de transcrição, caso ainda não tenha um — esta ferramenta pode aumentar significativamente a sua produtividade. Em alternativa, utilize os atalhos do software para pausar, retroceder ou avançar o áudio. Ajustar a velocidade da reprodução ao seu ritmo é outro fator essencial para facilitar e otimizar o processo de transcrição.
Aparelhos para transcrição profissional
Sugerimos este pedal da Philips disponível no nosso site, concebido após um estudo aprofundado sobre os movimentos realizados pelos transcritores. Para além disso, temos um kit que lhe facilitará o processo, tornando-o mais intuitivo.
Nos dias de hoje já existem vários softwares de apoio, com transcrição automática, mas a eficácia não é a mesma. Apesar de serem uma ajuda, podem apresentar erros e possíveis falhas de comunicação, então há a possibilidade de perder tempo a rever tudo.
Dica extra: se trabalha com temas técnicos ou nomes próprios frequentes, crie um glossário, de forma a ajudá-lo nas próximas transcrições e a fazer consultas mais rápidas.
Em suma, se no seu dia-a-dia trabalha com transcrições e ainda não tem um pedal, aconselhamos a comprá-lo, pois será o seu aliado na praticidade e gestão de tempo. Por outro lado, se ainda está a começar, aproveite estas dicas básicas que visam melhorar a sua experiência.
Aconselhamos a leitura do nosso artigo sobre gravadores de voz, onde pode ver as vantagens de utilizar um aparelho específico e não um telemóvel para gravar áudios.