Depois de terem deixado a sua marca no mundo empresarial, as novas tecnologias estão agora a chegar à sala de aula! Num mundo de ritmo acelerado, estão a tornar-se essenciais para o ambiente de aprendizagem atual. O ensino já não se limita, nem deve limitar-se, a um quadro negro. Para ser eficaz, deve agora basear-se numa aprendizagem inovadora, mas simplificada. A tecnologia na educação não apenas acompanha os tempos modernos, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais digitalizado.
O despertar tecnológico na educação: Como tudo começou?
Inicialmente utilizadas para lidar com um contexto de saúde global sem precedentes, as tecnologias modernas têm agora como objetivo enriquecer a experiência de aprendizagem. Além disso, o ensino híbrido tende a aumentar a participação dos estudantes através de plataformas e ferramentas mais interativas.
Em alternativa, estas tecnologias ajudam a criar mais sinergias entre os estudantes, que trabalham em equipas através de plataformas específicas e podem partilhar informações e ideias em tempo real.
A introdução da inteligência artificial (IA) no setor da educação também pode ter um impacto nos métodos de aprendizagem. Na verdade, pode, em certa medida, melhorar a aprendizagem digital, dando acesso a novos recursos para documentar e construir trabalhos.
Os prós e contras da tecnologia na esfera educacional
VANTAGENS
- Comunicação melhorada: Os alunos e os professores podem comunicar facilmente durante ou fora do horário das aulas, no local ou à distância.
- Aprendizagem imersiva: inquéritos, questionários e testes – utilize as novas ferramentas automatizadas para tornar o ensino mais divertido e poupar tempo todos os dias!
- Maior envolvimento e motivação: A introdução de tarefas mais criativas e colaborativas não só desenvolve a agilidade do cérebro, como também torna a aprendizagem mais divertida.
- Maior flexibilidade: Alunos e professores podem acompanhar ou ministrar cursos mesmo à distância. Este método educativo oferece a cada uma das partes alternativas, caso seja necessário.
- Acesso ilimitado a recursos : graças à Internet e às plataformas educativas, os alunos podem encontrar facilmente as informações de que necessitam para responder a perguntas e realizar trabalhos.
- Gamificação : Com o objetivo de aumentar a participação dos alunos, trata-se de acrescentar mecanismos de jogo a ambientes que não são de jogo. Exercícios na sala de aula, como jogos de aprendizagem, distintivos e recompensas, aumentarão a participação dos alunos.
DESVANTAGENS
- Custo de instalação: Embora benéfica a longo prazo, a utilização de ferramentas tecnológicas na sala de aula continua a ser dispendiosa. Infelizmente, nem todas as escolas dispõem dos recursos financeiros necessários para colocar novos equipamentos à disposição dos seus alunos, estudantes ou professores.
- Gestão complexa: Tal como no caso do aspeto financeiro, nem todas as escolas dispõem dos mesmos recursos. A instalação e a gestão de equipamento tecnologicamente avançado requerem o acesso a serviços de informática, que são dispendiosos se não estiverem disponíveis internamente.
- Risco de dependência: A tecnologia implica a necessidade de estabelecer limites. Os alunos devem ter sempre a capacidade de pensar por si próprios e de criticar a informação que recebem. O seu trabalho deve continuar a ser seu, sem a ajuda da IA e das tecnologias modernas.
Como é que a tecnologia pode ser utilizada na educação?
Existem muitas opções para introduzir a tecnologia na sala de aula:
- Ecrãs interativos : Para os alunos, estudantes e professores, os quadros interativos são indispensáveis! Permitem que várias pessoas interajam simultaneamente através de uma única superfície tátil e ajudam a tornar o ensino mais divertido e interativo para os alunos.
- Partilha de documentos: Mostre os seus documentos num ecrã sem ter de os digitalizar primeiro. Isto significa que mantém uma cópia em papel, mas limita a necessidade de imprimir cópias em papel.
- Sistemas de apresentação: Com uma solução tecnológica de alto desempenho, estas soluções permitem-lhe partilhar os seus ficheiros digitais facilmente e sem fios com todos os seus alunos.
- Soluções de videoconferência: As webcams e os auscultadores são essenciais para os alunos que pretendem seguir cursos híbridos a partir de casa. As câmaras e os altifalantes permitem que os professores realizem sessões virtuais, reunindo participantes presentes e remotos.
Em suma, a tecnologia na educação: boa ou má ideia?
No final de contas, a educação, como todos os setores, evolui ao ritmo das descobertas tecnológicas. Fundamentais para melhorar o ambiente educativo dos alunos, as tecnologias oferecem aos professores novos métodos de aprendizagem, bem como software adicional baseado em inteligência artificial.
Na Onedirect, podemos ajudá-lo a digitalizar as suas escolas. Pode encontrar a nossa gama completa de soluções para o setor da educação no nosso sítio Web ou contactar-nos através do número 800 780 300. As nossas equipas terão todo o prazer em trabalhar consigo para construir as salas de aula de amanhã!