Os walkie talkies são instrumentos de comunicação que são utilizados cada vez mais no âmbito profissional. São equipamentos que não deixam de ser usados devido à sua fácil e rápida utilização, e acima de tudo, proporcionam comunicações ilimitadas e gratuitas. Com estes equipamentos é possível realizar diferentes tipos de chamadas: chamada individual (de um utilizador para outro), chamada de grupo (equipa de pessoas), chamada geral (mais utilizadores ao mesmo tempo) e chamada de área (utilizadores que se eccontra próximo do ponto de acesso).
Apesar da sua eficácia e conveniência, o perfeito funcionamento dos walkie talkies depende das condições do meio, quando a zona de utilização apresenta muitos obstáculos, ex. grandes paredes de aço, é provável que necessite de um rádio com licença. Contudo, caso tenha dúvidas relativamente ao equipamento mais adequado para as suas necessidades, entre em contacto com os nossos especialistas através do 800 780 300.
Walkie talkies profissionais de uso livre
Os walkies profisisonais de uso livre utilizam determinadas frequências, chamadas PMR 446. Estes radios têm 8 canais, que transmitem o sinal sobre uma frequência um pouco mais pequena de 90KHz. Encontra-se na parte inferior da banda UHF com frequências que vão desde 446.00625 a 446.09375 Mhz. Estes walkie talkies têm 38 subcanais pré estabelecidos com timbres que não se podem ouvir. A função destes sub-tons é a de ativar o receptor que lhe corresponde. Isto permite-lhe partilhar canais com mais pessoas (grupo) sem escutar todos os sinais que o walkie talkie pode receber.
Como se escolhe um walkie talkie?
No mercado é possível encontrar dois tipos de walkie talkies:
- Walkie-talkies uso ocasional: só funcionam através de canais individuais e não tem grande alcance.
- Walkie-talkie para uso profissional: oferecem maior alcance e são dedicados aos profissionais. Em particular, os modelos mais complexos já vão equipados com bateria a litio, realizam chamadas através de múltiplos canais, têm funcionalidades programáveis, uma potência de transmissão ajustável, sistemas devários acessos e utilizam até 255 canais.
- Uso livre PMR446 – sem licença: estes rádios permitem realizar comunicações gratuitas entre os rádios. São ideais para qualquer profissional.
- Uso com licença – estes equipamentos já oferecem outras características aos profisisonais, desde maior alcance, maior privacidade nas comunicações, e utilização em qualquer ambiente profissional.
Walkie talkies ideais para diversos âmbitos profissionais: polícia, centros de logística, supermercados, hóteis, museus, aeroportos, construção, etc. Nem todos os walkie talkies têm as mesmas caracterísitcas, por isso, é necessário identificar qual é o melhor walkie-talkie para as suas necessidades, visto que estes apresentam funcionalidades distintas.
Entre os melhores walkie talkies encontramos:
Lei sobre os walkie talkies
De acordo com a norma sobre as comunicações eletrónicas, os walkies estão sujeitos a uma declaração de uso e, muitas vezes, também a uma licença. Dessa maneira, todos os instrumentos que utilizam o PMR446 devem estar autorizados e podem ser utilizados nos seguintes países: França. Espanha, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Suécia, Portugal, Finlandia, Bélgica, República Checa, Noruega, Suiça, Luxemburgo, Grécia.